Em qualquer lugar

Gosto demais dessas músicas que cravam paisagens locais, que listam ruas de cidade. Genial a de Recife, “Pelas ruas que andei”, do Alceu Valença: “Na Madalena, revi teu nome/ Na Boa Vista, quis te encontrar/ Rua do Sol, da Boa Hora/ Rua da Aurora, vou caminhar (…)/ O homem fica em Boa Viagem/ Na Piedade tanta dor”.

Ou a São Paulo de Tom Zé: “Augusta, graças a Deus/ Graças a Deus/ Entre você e a Angélica/ Eu encontrei a Consolação/ Quando eu vi/ Que o Largo dos Aflitos/ Não era bastante largo/ Pra caber minha aflição/ Eu fui morar na Estação da Luz/ Porque estava tudo escuro/ Dentro do meu coração”.

Mas como o assunto é Rio, abro minhas participações aqui com a saudação de Claudinho e Buchecha à cidade que extrapola as fronteiras do mapa distribuído aos turistas: “Na Praça da Playboy, ou em Niterói/ Na Fazenda, Chumbada ou no Coez/ Quitungo, Guaporé, nos locais do Jacaré/ Taquara, Furna e Faz-quem-quer/ Barata, Cidade de Deus, Borel e a Gambá/ Marechal, Urucânia, Irajá/ Mosmorama, Guadalupe, Sangue-areia e Pombal/ Vigário Geral, Rocinha e Vidigal/ Coronel, Mutuapira, Itaguaí e Sacy/ Andaraí , Iriri, Salgueiro, Catiri/ Engenho Novo, Gramacho, Méier, Inhaúma, Arará/ Vila Aliança, Mineira, Mangueira e a Vintém/ Na Posse e Madureira, Nilópolis, Xerém/ Ou em qualquer lugar, eu vou te admirar”.

Não é por acaso que, em todas as música, tem sempre uma mulher se misturando aos cenários locais. Cidades são femininas – tá bom, Brasília é meio macho, traveco talvez. Já o Rio é uma mulher de seus 30 e poucos, linda e difícil. Mas a gente tenta.

++

Abrimos um desses mapas de turista na mesa do Lamas, na fatídica reunião. Ele apresentava a cidade sem a Barra e a única referência à Zona Norte era o Maracanã perdido no meio de um descampado. Vem cá: como entender o Rio ignorando a Barra e o subúrbio?!

1 Comment so far

  1. letícia (unregistered) on June 30th, 2006 @ 8:31 pm

    se o rio é uma mulher de seus 30 e poucos, linda e difícil; são paulo é uma mulher de 37, feia, mas charmosa que só ela, sabe assim?

    detalhe: sei todos os funks das antigas.
    decorei por osmose. adorava!



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.