A marra

Alguém me explica de onde vem tanta auto-estima? Tenho um amigo que diz que “carioca já nasce com o ego bom”. E tem aquela outra frase que no Rio cai como uma luva: “carioca não nasce, estréia”. É impressionante. E dar inveja. Aquele papo de “quero meu crachá”… vê se um sujeito lá da Vila Mariana, em São Paulo, vai dizer uma coisa destas. O cara pode até gostar da cidade (acredito que goste mesmo), mas daí a bater no peito e se orgulhar, “sou paulistano, pô, quero meu crachá”… Imagine, que bizarro. Não combina. Aliás, lá ninguém conhece (e se conhece, não usa) a palavra marra. No Rio a marra une cariocas pobres, ricos, brancos, negros, católicos, evangélicos e ateus: o gari (o mais marrento do Brasil), o estudante da escola pública, o playboy da Zona Sul, a funkeira do morro (esta então, ufa!). Aquele jeitinho de andar, jogando os pés para frente, o corpo para trás, o peito estufado e o queixo lá no alto. Pô, é lindo demais. O Rio é onde o Brasil não se sente inferior. Claro que o excesso de marra deve ter seu lado ruim… mas ainda não descobri qual é.

3 Comments so far

  1. LP (unregistered) on July 9th, 2006 @ 8:03 pm

    Essa onda que tu tira qual é? Essa marra que tu tem qual é? Tira onda com ninguém qual é? Qual é neguinho? Qual é? Mas o carioca pra valer – não espalha – aposentou a navalha, tem mulher e filho e tralha e tal.
    PS: Inês, essa frase que você citou na verdade pertence aos soteropolitanos: “O baiano não nasce, estréia.” :)


  2. Letícia (unregistered) on July 10th, 2006 @ 2:38 am

    só não gosto quando neguinho confunde marra com malandragem, nem malandragem com jogo de cintura.


  3. LP (unregistered) on July 10th, 2006 @ 2:57 pm

    O problema, Let, é que estas categorias frequentemente se misturam, assim como outros ítens na cultura pós-moderna brasileira. Saber distingui-las sem perder conteúdo não é fácil, não. É tarefa histórica. Separar o jeitinho brasileiro da esculhambação, por exemplo. Veja o Romário, um carioca clássico, podemos arriscar. Existe exemplo melhor que este? Marrento, malandro e cheio de jogo de cintura… :)



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.