Ai de ti, calçadão!

Reconhecer parte do design do calçadão de Copacabana é fácil. As ondinhas preto-e-brancas pularam do chão para bolsas, cangas, biquínis, soa kitsch no Fashion Rio inverno, volta in no Fashion Rio verão… Difícil é reconhecer o restante da obra. Além do calçadão famoso, ali, na beira da areia, o canteiro central e o calçadão junto aos prédios formam um verdadeiro painel moderno, visto de cima. Elaborado por Burle-Marx em 1974, o desenho foi um presente para a abertura da Avenida Atlântica, e foi ornado no chão por pedras portuguesas tricolores. Hoje em dia, a demarcação de camelôs, as pedras soltas e a falta de conservação impedem a exposição a céu aberto. E como não é todo mundo que pode se hospedar na cobertura do Copacabana Palace a admirar a obra-prima, ofereço o projeto completo para contemplação. (A cópia foi fotografada pelo diretor do escritório Burle Marx & Cia Ltda, sr. Haruyoshi Ono, que trabalhou ao lado dele por mais de 30 anos).

atlantica%20menor.jpg

5 Comments so far

  1. LP (unregistered) on August 1st, 2006 @ 7:16 pm

    10. Nota 10.


  2. Cesar Cardoso (unregistered) on August 1st, 2006 @ 7:26 pm

    Nota 20, LP, nota 20…

    É uma pena que o calçadão anda tão maltratado.


  3. letícia (unregistered) on August 2nd, 2006 @ 3:34 am

    belíssimo!


  4. Nuno Virgílio (unregistered) on August 2nd, 2006 @ 12:44 pm

    Lindo, lindo…

    Quando o César Maia fez o Rio Cidade em Copacabana, no final dos anos 90, as calçadas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, antes de pedras portuguesas, foram substituídas em diversos trechos por concreto.

    Na época eu soube que as pedras portuguesas trocadas foram para um depósito da Prefeitura e estavam sendo negociadas por baixo dos panos para decorarem a casa de um monte de gente.

    Sacanagem: deveriam ter sido leiloadas que nem os pedaços do Muro de Berlim e o antigo gramado do Maracanã.


  5. milla (unregistered) on August 2nd, 2006 @ 3:01 pm

    Que máximo!



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.