Nada de novo no Leme, Capitão.

maria.JPG

Roteiro Copacabana


"Da guarita do Forte do Leme à guarita do Forte de Copacabana, de sentinela a sentinela, são 121 postes de iluminação, formando o "colar de pérolas", tantas vezes invocado em sambas e marchinhas. Cada edifício tem uma média de 50 janelas, por trás das quais se escondem estatisticamente, três casos de adultério, cinco de amor avulso e solteiro, seis de casal sem bênção e dois entre cônjugues que se uniram, legalmente, no padre e no juiz. Por trás das 34 janelas restantes, não acontece nada, mas muita coisa está por acontecer. É só continuar comprando os jornais e esperar.

Na calçada preta e branca da praia, um vai-e-vem de príncipes, ladrões, banqueiros, pederastas, estrangeiros que puxam cachorros, mulheres de vida fácil ou difícil, vendedores de pipocas, milionários, cocainômanos, diplomatas, lésbicas, bancários, poetas, políticos, assassinos e book-makers. Passam estômagos vazios e outros empanturrados, em lenta digestão (…)" – Antônio Maria

Quantas pessoas descreveram Copacabana nos anos cinqüenta dessa forma? Nua e crua sem o menor glamour das noites no Copacabana Palace? O que me espanta não são as capas de jornais expondo as mazelas. O que me espanta é testemunhar tanta surpresa. Copacabana é feroz, linda, imutável e que nunca pára. Sim, só não vê quem não quer mesmo. Com uma densidade demográfica que supera muitas cidades do mundo, me espanta não termos ainda um caderno especial do Povo com edição diária e um Rio Show só para o bairro.

—-

Dica para os amantes das marchinhas e de Maria:
O Musical "Antônio Maria – A Noite É uma Criança" está em cartaz até 30 de agosto (ou 27 de setembro… as informações divergem) no Teatro Café Pequeno, terças e quartas às 20h – Entrada: R$ 20,00.

O Teatro Café Pequeno tem 120 lugares e fica na Avenida Ataulfo de Paiva, 269, Leblon. Tel.: 2294-4480.

1 Comment so far

  1. Nuno Virgílio (unregistered) on August 16th, 2006 @ 5:42 pm

    Ótimo, Nix… O cara era ducacete mesmo. Toda vez que passo em frente ao Edifício Ricamar, faço uma silenciosa oração.



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.