Aqui pertinho também tem…

… um boteco cheio de adolescentes. Eles fazem ponto no bar, quase todos os dias, rindo, conversando e até brigando entre muitas cervejas de garrafa.

O bar é daqueles que parece mínimo de fora, mas quando se entra é grande e um mundo separado do resto do bairro. Um prazer para qualquer voyeur, que se maravilha com os sons e imagens dos grupos reunidos.

Ainda não sentei para tomar minha cerva. Por enquanto, o boteco se resume ao pit stop habitual para comprar o maço de cigarro que vai me acompanhar durante a noite e o resto do dia seguinte. Mas, além do prazer rápido de ouvir e olhar, o bar me traz esperança num Rio cada vez mais cravejado de franquias de botecos.

Eles estão aos montes. Belmontes (sem trocadilho), Conversas Fiadas, Devassas. Algo me diz que, a cada novo aberto a verve do original se esvai, como o chope gelado num fim de tarde de verão.

O boteco é uma das marcas registradas do Rio de Janeiro. Algo que não existe em nenhum outro lugar, mas que é cada vez mais raro por aqui. O balcão molhado, as comidas em exposição, o azulejo encardido e cheio de histórias e o dono, que perambula no limite entre a simpatia e o saco cheio. Quem gosta o preserva como um bicho em extinção. Aprendeu a conviver com o medo de, um dia, chegar e ver a porta fechada, o letreiro desmontado. Ou pior – uma franquia no lugar.

2 Comments so far

  1. Nuno Virgílio (unregistered) on September 4th, 2006 @ 10:55 am

    Boteco é coisa de pobre. A classe média não gosta de pobre, mas acha boteco legal (difícil não achar, né?).

    Logo, o mercado deita e rola na tendência e hoje temos a explosão desses bares de classe média com cenografia e marra de botequim – mas sem cachaceiro de Havaianas, sem pé-de-galinha aperitivo, sem essas coisas que nos lembram do nosso subdesenvolvimento, oh, George!


  2. Cid Andrade (unregistered) on September 4th, 2006 @ 8:09 pm

    No dia em que abrirem uma filial da Pérola, decreto a falência definitiva do Rio e da esperança!



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.