Jazz, Choro etc. no feriado.

Dia 13 tem Otávio Castro e o Neura Jazz no Bar do Marcô, em Santa Teresa.
Se Otávio Castro não foi um dos pioneiros do overbend* no Brasil, com certeza é um dos três melhores do mundo (isso segundo especialistas da Hohner, tradicional fábrica de gaitas alemã).

Esse vídeo, do colega Bresslau, mostra um ensaio aqui num estúdio no Lido, onde ele toca um chorinho. Espero que vocês curtam. Eu não curto o tipo de som, mas mesmo assim vou lá porque ele manda bem pra caramba e vale a pena ver o resultado de uma técnica tão apurada que deve ter exigido muito treino (e muita paciência para consertar gaitas).

Leia o resto do post para conferir o serviço, vídeo e a explicação do asterisco ali em cima.

* O overbend (ou overblow e overdraw) é uma técnica kamikase de gaita que consiste em soprar ou aspirar um orifício da gaita no intuito de conseguir uma nota que em teoria o instrumento não foi feito pra alcançar. A técnica exige uma precisão monstruosa na pressão do ar e que quando executada de maneira errada, o que é muito fácil, faz com que a nota falhe totalmente (produzindo um som feio pacas) ou a palheta interna se quebre (o que também não é bacana). Tudo isso para que uma gaita diatônica de dez orifícios possa produzir até 38 notas cromáticas.

Serviço:

INSTRUMENTAL BRASIL no Marcô – 13/10 e 27/10
Local: Bar do Marcô, no Largo dos Guimãrães, em Sta. Teresa.

1 Comment so far

  1. maíra (unregistered) on October 9th, 2006 @ 7:11 pm

    cacilds!



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.