Sexta no Arco do Teles
No fim de 2000 o cartunista francês Jano visitou o Rio de Janeiro — pela terceira vez — para conhecer a cena urbana “off-broadway” carioca. O resultado da incursão é um álbum clássico sobre uma parte daquilo que se pode chamar de modo de ser do carioca contemporâneo. Um registro bem humorado que impressiona pela riqueza e pelo apuro dos detalhes observados.
Jano, consagrado como um dos grandes nomes do underground dos cartoons franceses, usa a técnica do nanquim com aquarela. Seus personagens trajam roupas normais e característicos de suas cidades mas todos apresentam cabeças de animais, o que ajuda a definir o espírito e a personalidade dos retratados.
Neste cartoon, vemos o burburinho típico das sextas à tarde na Travessa do Comércio. O happy hour do Arco de Teles, próximo à praça XV, centro do Rio, é território livre, democrático e “sem lei” de boys, auxiliares de escritório, secretárias, advogados e universitários da Cândido Mendes, em sua maioria. É meio “casca grossa”, é verdade, mas é boa opção para quem já está no Centro.
Bons demais esses happy hours do Centro…
Pode um dia ter sido assim, mas hoje… tá bem distante disso, principalmente a parte “casca grossa”.
Lá, sim, ainda tem certa azaração e tal, mas nada demais. Bom pra parar e tomar um chopp com o pessoal depois do expediente!
Eu geralmente paro ali onde tá sentado um tamanduá de camisa azul-piscina com um outro bicho de orelha em pé de camisa branca! rs Mesa cativa! rsrs
j’adore