Hoje é dia de índio

Hoje, como já diz o título do post, é dia do índio. Hoje, dia 19 de abril, celebramos o dia daqueles que, antes do “civilizado” homem do Velho Mundo chegar, habitavam nossas terras.
Não deixemos esse dia passar em branco! Não, não estou pedindo para sair na rua fantasiado de índio, como faziam com a gente no primário, mas lembrem e dêem importância a esse povo que é parte da história brasileira.

Muitos estudam até como cagavam os grandes pensadores gregos e como era sua cultura e seus deuses, muitas pessoas sabem de cór toda a mitologia nórdica como se fossem genuínos vikings, muitos adoram e tatuam imagens de maias e astecas, mas é raro encontrar alguém que se interesse, por vontade própria, pela própria históra, os índios brasileiros.
Que, ao menos no dia de hoje, demos, então, a devida importância à eles e à sua rica cultura – ainda mais nós, cariocas, que habitamos as terras de umas das tribos mais lembradas, os Guaranis.

8 Comments so far

  1. Letícia (unregistered) on April 19th, 2007 @ 9:43 pm

    Hoje é dia de índio
    Comment Submission Error
    Your comment submission failed for the following reasons:

    In an effort to curb malicious comment posting by abusive users, I’ve enabled a feature that requires a weblog commenter to wait a short amount of time before being able to post again. Please try to post your comment again in a short while. Thanks for your patience.


  2. Letícia (unregistered) on April 19th, 2007 @ 9:43 pm

    eu tinha comentado:

    índio fazer barulho uuuuuu
    índio ter seu orgulho uuuuuu


  3. Gleidson (unregistered) on April 19th, 2007 @ 11:35 pm

    haha gostei do 1º comentário… :P

    Antes que me esqueça… já que estamos falando tanto de feriados…

    Na segunda, gente: Salve, Jorge!!!

    (:


  4. LP (unregistered) on April 20th, 2007 @ 12:31 am

    Em homenagem aos índios proponho um passeio a Niterói! :P


  5. Paloma (unregistered) on April 20th, 2007 @ 11:48 pm

    Concordo que devemos dar importancia aos índios e a contribuição histórica e cultural deles.
    Mas discordo qdo foi dito que não tem pessoas interessadas em estudá-los. Existem vários estudos etnográficos sobre eles. É só procurar na Antropologia! ;)


  6. Camila (unregistered) on April 21st, 2007 @ 4:12 pm

    neste dia, eu lembrei do índio queimado em brasília.

    e ontem, eu vi um curta chamado “Juvenília”.
    me doeu fundo.

    ainda somos humanos?


  7. LP (unregistered) on April 21st, 2007 @ 8:33 pm

    Sim, camila, o pobre índio Galdino.

    E, não sei se lembram, mas quem advogou pelos playboys-assassinos foi o Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça de Lula. A tese de defesa foi que seus clientes tocaram fogo no índio, sim, mas não com intenção de matar. Apenas queriam se divertir.

    Bacana, né?


  8. Gleidson (unregistered) on April 21st, 2007 @ 8:48 pm

    Paloma, concordo contigo… mas quando eu escrevi sobre pessoas que não dão valor, eu tava pensando em pessoas que não são do meio que estudam esse tipo de coisas, como os antropólogos citados por você…

    Tava pensando em pessoas ‘normais’, como eu, por exemplo… não estudo nem trabalho no meio, mas acho legal, interessante a cultura deles, mas tem gente, que, como eu, não está nesse meio e sabe tudo sobre cultura grega, nórdica, egípcia etc. Pra essas pessoas que eu pergunto… pq não a nossa história? Pq nao saber mais sobre os nossos conterrâneos?

    .. that’s it!



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.