Piedade

Pieta.jpgEram quase dez horas da noite de sexta-feira quando subiram à bordo do ônibus a mulher-estátua, o seu marido e a filha. A mulher-estátua sentou num banco ao lado com a filha. O marido da mulher-estátua sentou logo atrás delas. A mulher-estátua era uma nordestina de estatura baixa e trajava um vestido longo prateado que cobria quase todo o seu corpo prateado. Usava uma peruca prateada em tranças, sandálias também prateadas e parecia muito cansada. Os passageiros fingiram um certo descaso mas logo um cara sentado num banco próximo puxou assunto e perguntou se era fácil limpar aquela tinta. Ela disse que sim. Mas não ficam manchas? Não, sai tudo com água e sabão de côco, respondeu a mulher-estátua, um pouco constrangida. Eu que estava ali fazendo aquela cara de ‘tudo bem, por aqui tudo é normal, até andar de ônibus com estátua’ me animei e perguntei que tinta era aquela. Vicio da profissão. Glicerina com pigmento, respondeu sorrindo. Ah… legal. O marido da mulher-estátua me explicou que ela tinha saido do seu ponto e lá tinha deixado uma outra mulher-estátua, pois que se tratava de uma equipe de mulheres-estátuas, com turnos e pontos pré-estabelecidos. Ha-ha-ha… disse eu. Não perguntei sobre o faturamento por razões óbvias mas esta semana, coincidentemente, vi uma reportagem na TV em que um homem-estátua afirmava arrecadar a quantia de seis reais por dia. Já que estou numa fase matemática, vamos lá. Considerando um turno de seis dias de trabalho por semana isso dá um total de exatos 144 reais por mês. Brutos, sem considerar a grana do almoço e da passagem. É… Lá em Brasilia tem muita gente brincando de estátua, há um tempão, e olha que lá eles tão ganhando uma baba.

2 Comments so far

  1. lucas n (unregistered) on August 10th, 2007 @ 10:05 am

    Isso varia. Tem gente que tira mais grana. Mas esse lance de estátua de um modo geral não dá tanto dinheiro quanto pedir na cara-dura. Tem pedinte que chega a tirar 2000 por mês. Não é tão difícil de entender. Eu fiz 50 em duas horas no trote da faculdade. Digamos que eu trabalhasse 160 horas por mês, isso daria 160X25 = 4000 reais por mês. É claro que nem todas as horas serão tão boas, mas é razoável um pedinte saudável, esperto e simpático tirar uns 1300, 1500 por mês.
    Em outras palavras, dá mais dinheiro não fazer porra nenhuma que ser artista.


  2. LP (unregistered) on August 10th, 2007 @ 3:30 pm

    “dá mais dinheiro não fazer porra nenhuma que ser artista”

    Foi exatamente o que eu disse, muito embora “não fazer porra nenhuma” em certos gabinetes governamentais dá muito mais dinheiro ainda.



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.