Podrão

Podrão é uma gíria carioca para um tipo específico de cachorro-quente feito em carrocinhas de vendedores ambulantes.
O termo, aumentativo de “podre”, deriva da má reputação de alguns destes vendedores, que usariam ingredientes de procedência pouco confiável e às vezes fora da validade. Além disso, as condições de higiene dos ambulantes nem sempre são submetidas à fiscalização da Vigilância Sanitária e em certos casos podem de fato disseminar doenças ou causar problemas digestivos.

(texo extraído da Wikipédia)

Sempre fui fã dos podrões, fã do Bob’s de madrugada (aqui na Tijuca ainda rola o Drive Thru). Mas de ums tempos pra cá, tenho me viciado num podrão diferente. Yaksoba. SIM. Yaksoba. Em plena Praça Saens Peña, um chinês, cujo apelido óbvio é “Chino”, monta sua barraca, quase todo dia, menos domingo e prepara na hora o tal famoso prato chinês: macarrão com repolho, cebola, cenoura, carne e muito molho shoyo. O preço? Inacreditáveis TRÊS E SETENTA. Sim. Uma delícia e baratinho. Tem um outro prato mais caro e mais cheio, claro. Mas o baratinho já mata a fome legal. Outro dia, depois de uma enoooorme fila, me flagrei imaginando quanta grana ele deve estar ganhando e o que ele vai fazer com ela. Visitar parentes na China? Comprar uma casa na Tijuca? Na minha vez, fiz o pedido e perguntei: “Há quanto tempo você mora aqui?”

Tlês anos.

Mas ele era tão concentrado que fiquei tímida de perguntar se morava sozinho, se sentia saudades da China. Sou muito curiosa. Besteira. Devo apenas comer o yaksoba. The lícia. Recomendo.

3 Comments so far

  1. lucas (unregistered) on September 17th, 2007 @ 9:04 pm

    Em niterói tem um coreano que vende o prato grande de yaksoba por R$3!


  2. Thiago Lenda (unregistered) on September 19th, 2007 @ 1:19 pm

    Que horas ele está lá?
    rs, trabalho no centro, me amarro em yaksoba, mas não sei pq a maioria dos que como são gordurosos, já o do china in box não é…


  3. lucas (unregistered) on September 21st, 2007 @ 10:08 am

    o coreano fica do lado do niteroi shopping.



Terms of use | Privacy Policy | Content: Creative Commons | Site and Design © 2009 | Metroblogging ® and Metblogs ® are registered trademarks of Bode Media, Inc.